Notícias

Ministério dos Esportes libera recursos para o “Craques do Futuro”

Craques do Futuro

Craques do Futuro

Projeto atende atualmente mais de quatro mil jovens no futebol de base

Obs: Notícia de 2008

O projeto Craques do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Uberlândia Esporte Clube (UEC), foi aprovado pelo Ministério dos Esportes, através da Lei de Incentivo ao Esporte, garantindo recursos da ordem de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para serem aplicados nas categorias de base (infantil, infanto-juvenil e juniores). O recurso, oriundo de parte do imposto de renda da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), ajudará a tornar realidade o sonho de muitos jovens: o de ser um jogador de futebol.

Em Uberlândia, mais de seis mil crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos, procuram por vagas nos núcleos esportivos para o ingresso no projeto Craques do Futuro, que atualmente atende mais de quatro mil jovens no futebol de base. Nos 21 núcleos de esportes do Município, os jovens podem participar das aulas, que são gratuitas, desde que sejam assíduos e apresentem bom desempenho tanto no projeto como na escola. Todos os atletas são observados pelos treinadores, que dão início aos testes seletivos, as conhecidas “peneiras”. Quando se destacam, são encaminhados ao centro de treinamento, localizado no campo de futebol do Parque do Sabiá. Hoje, 120 jovens treinam no Parque do Sabiá e têm a oportunidade de crescer no esporte e representar a cidade em campeonatos e copas dentro e fora de Uberlândia. Eles esperam vencer o desafio de ser indicado pelo técnico para treinar no UEC. Do projeto Craques do Futuro, 14 jogadores estão no “Verdinho” em busca de aperfeiçoamento e profissionalização.

Em meio aos treinamentos, alguns integrantes da escolinha despontam e se espelham em seus ídolos dos gramados. É o caso do atleta da categoria mirim de treze anos, Jorge Neto (meio-atacante). “Meu ídolo é o Cacá do Milan. É nele que me espelho para um dia ser um grande jogador. Estou conquistando meu espaço aos poucos e, em março do ano que vem, embarco para a França, onde participarei de um torneio internacional”. Outras promessas do Craques do Futuro são Ricardo, João Victor e Ricardo (mirim), Lucas, Felipe e Gabriel (pré-mirim), Max, Luciano, Vinicius Marques (juvenil), Vinicius e Diego (juniores), Bruno Bueno, Gabriel, Geison, Vertinho, Renato Junior, Saymon, Joílson, Vinicius e Geandro  (profissional).

Segundo o coordenador do projeto, Carlos Rizza, quatro atletas participarão do torneio na França, em março de 2009. “O torneio da Taça Minas Gerais servirá para destacar os talentos da competição”, afirmou. Rizza também ressaltou que os meninos da categoria infantil foram para a Europa em 2008 (Holanda e Suécia), tendo conquistado a terceira colocação na Suécia, mas foram eliminados na semifinal, etapa em que até então estavam invictos. “As categorias mirim e infantil estão disputando um torneio em Monte Alegre , enquanto que o nosso pré-mirim está realizando diversos amistosos pela região. No próximo ano, com o recurso do projeto, iremos disputar o Campeonato Mineiro de Juniores e Juvenil, o que pode ser considerado um marco na história das categorias de base do UEC, que até hoje não tiveram a chance de participar de um campeonato mineiro”, explicou.

O recurso destinado ao “Craques do Futuro” será investido na formação dos atletas das categorias mirim, infantil, juvenil e juniores, além de ser empregado na aquisição de materiais esportivos de avaliação, treinamento e teste. O dinheiro será destinado também para a contratação de equipe multidisciplinar, pagamento de despesas com competições estaduais de todas as categorias, aquisição de equipamentos de academia de uso exclusivo das categorias de base e ainda para a compra de suplementos alimentares e melhoria geral do dia-a-dia do treinamento do atleta do projeto.

Fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/noticia.php?id=2492