Notícias
Projeto da Funserg na modalidade voleibol é aprovado no Ministério dos Esportes
Foi publicada no Diário Oficial da União do último dia 14, a aprovação do projeto de iniciativa da Fundação Sócio Cultural Esportiva do Rio Grande (Funserg): “Você pode ser um Campeão Olímpico de Vôlei”, na Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes. O projeto foi aprovado na íntegra e o investimento é de R$ 2.485.157,60. Com isso, o Rio Grande pode ser referência na modalidade. A idéia é trabalhar em convênio com o CIEP São João. O projeto envolve técnicos, preparadores físicos, médico, nutricionista, ortopedista, fisiologista, nutricionista, fisioterapeuta, pedagogo, assistente social, psicologia desportiva, entre outros profissionais.
Deverão ser contemplados com o projeto mais de 300 jovens carentes, com idade entre sete e 18 anos, de ambos os sexos, que irão usufruir de infra-estrutura de ponta, área técnica, material esportivo, transporte, refeições, entre outros diversos benefícios visando treinamento de alto rendimento.
O projeto foi elaborado pelo mineiro, servidor público do Judiciário, Fernando Luis Pereira Lima e é o primeiro projeto desta modalidade aprovado em nosso município junto ao Ministério dos Esportes pela Lei de Incentivo ao Esporte. “Devido às carências do Uberlândia Esporte Clube, na época, formatamos um projeto que foi aprovado na íntegra pela Lei de Incentivo ao Esporte. Após isso passamos a ser referência. Já formatamos também projeto para a categoria de base do Palmeiras, também aprovado. Quando o presidente Alexandre nos procurou e contou o histórico do Sport Club Rio Grande, ficamos sensível e, posteriormente viemos conhecer a estrutura do clube mais antigo do Brasil”, conta. Nesta visita, prossegue Fernando, conhecemos o para atleta Vladmi dos Santos e daí surgiu a idéia de também formatar o projeto da pista de atletismo. “Após uma conversa com o presidente da Funserg, Edes Cunha, onde explanamos a possibilidade do projeto ser aprovado, a idéia foi liberada. Estive aqui no dia 27 de setembro e o prazo de entrega do projeto encerrava no dia 15 de outubro, tivemos aproximadamente 15 dias para formatar os três projetos: do vôlei, da pista de atletismo e da construção do ginásio”, completa.
O presidente do Sport Club Rio Grande, Alexandre Duarte Lindenmeyer diz que o objetivo é utilizar o ensino da atividade esportiva na modalidade voleibol, através do desporto e rendimento com um intuito de promover a formação de atletas, a inclusão social e contribuir com as políticas públicas de combate a violência, às drogas e a criminalidade de crianças e adolescentes de baixa renda da cidade de Rio Grande e região. “O maior patrimônio que podemos conquistar são as pessoas. Portanto os projetos vão além das obras porque estaremos formando cidadãos”, diz Lindenmeyer emocionado.
Captação de recursos através de Renúncia Fiscal – O projeto agora entra na fase decisiva de captação de recursos. “Estamos já contatando algumas empresas, mas vale ressaltar que além de pessoas jurídicas que abaterão 1%, através de Renúncia Fiscal, pessoas físicas também podem contribuir com o projeto em até 6% do Imposto de Renda devido, ou seja, não vai gastar nem um centavo para contribuir com a profissionalização do esporte que mais vai divulgar nosso município dentro e fora do país, isso sem contar com a oportunidade que estará dando a nova geração de atletas da modalidade voleibol,” complementa Lindenmeyer.
De acordo com Fernando os outros dois projetos amparados pela Lei de Incentivo já estão na fase final e se encontram em análise no Ministério do Esporte. “O esporte do município do Rio Grande vai ganhar muito com esta iniciativa. O projeto do voleibol tem como objetivo incentivar a prática esportiva desde cedo e gerar inclusão social através do esporte. Por isso a meta do projeto é ultrapassar o número proposto de crianças, ampliando para 500, de forma profissional, motivadora e envolvente, para que a partir dali seja acesa a motivação do esporte na vida de cada família”, explica Fernando.
A Lei de Incentivo ao Esporte permite que patrocínios e doações para a realização de projetos desportivos sejam descontados do imposto de renda. Dessa forma as empresas e pessoas físicas que optarem por vincular suas imagens a estes projetos poderão entrar em contato conosco.
“O intuito do projeto é estimular os jovens à prática do voleibol por meio de atividades e serviços que fornecerão informações básicas e essenciais para aqueles que estão iniciando a prática deste esporte ou para os que já o fazem tenha atenção e cuidados que irão trazer maior conforto, rendimento, segurança e prazer na prática do esporte, fazendo assim, com que o esporte possa fazer parte de sua rotina”, conclui Lindenmeyer.