Notícias
VLADMI BATE RECORDE MUNDIAL PARA CORREDOR DEFICIENTE VISUAL SEM GUIA
Com um cajado feito sob encomenda na mão e se guiando pelo barulho do mar, o gaúcho Vladmi Virgilio dos Santos, de 46 anos, estabeleceu recorde mundial, na última quinta-feira, ao completar 69km, em 9h15m. Ele é totalmente cego, e até então a melhor marca de um deficiente visual em uma corrida autônoma (sem corredor-guia) pertencia ao francês Clement Gass, de 28 anos, que completou 54km em setembro passado.
— Eu ouvia o barulho do mar e seguia adiante. Se o barulho estivesse ficando mais afastado e a areia, mais fofa, eu percebia que era preciso correr em direção ao mar novamente até sentir a água — disse Vladmi, por telefone, revelando que teve dois incidentes. — Tinha um lixo no meio da areia que eu acabei chutando e fiquei com uma das unhas do pé direito levantada. Também teve um trecho, que havia um pouco de limo, e acabei caindo no chão. Mas nada que me fizesse parar.
O percurso foi realizado nas areias da Praia do Casino, entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no Rio Grande do Sul, dentro de uma ultramaratona de 226km chamada Extremo Sul. Vladmi parou em um dos pontos de apoio, aos 69km, assim que garantiu o recorde mundial. Para ele, que é acostumado com distâncias maiores, a pulverização foi alcançada com certa tranquilidade
— Ano passado, corri essa mesma prova, sem guia, mas tive que parar no quilômetro 126, pois havia um ciclone e a organização suspendeu a disputa. Já corri 135km sem guia também. Mas nunca homologuei essas marcas. Desta vez, estou fazendo isso — disse ultramaratonista, que já enviou os dados dos 69km para o Guinness Book.
Desta vez, Vladmi optou por correr “apenas” 69km, pois também estava na organização da prova. Ele era o diretor-técnico. Logo após o recorde, completado na noite de quinta-feira, ele ficou trabalhando nos bastidores até a tarde de sábado. Antes da prova também não teve tempo para descansar, pois estava acertando os acertos finais. (SITE globo.com)
Vladmi Virgilio é cliente FRTSPORTS, que desenvolveu o projeto para 2017 pela Lei de Incentivo ao Esporte Federal. Parabéns ao nosso para atleta Ultamaratonista.